A magnífica igreja gótica de santa Croce (1294) contém os túmulos de muito florentinos famosos como Miguel Ângelo e Galileu. O interior espaçoso e arejado está enriquecido pelos luminosos frescos de Giotto e do seu talentosos discípulo Taddeo Gaddi, pintados no início do século XIV. Os claustros de Arnolfo e de Brunelleschi são belos exemplares de arquitectura do Resnascimento e oferecem um ambiente de paz e tranquilidade aos visitantes. O Restante dos edifícios monásticos desenvolvem-se em redor do claustro e foram um museu de pintura e escultura religiosas.
Pode-se ver:
Túmulo de Galileu - Condenado pela igreja em 1633 Galileu não pôde ter sepultura cristã até 1737, altura em que foi erguido este túmulo criado po Giuli foggini.
Túmulo de Miguel Ângelo - Miguel ângelo nunca conclui a pietà qye destinava ao seu túmulo. este foi concebido por Vasari em 1570. As figuras representam a pintura, a arquitectura e a escultura.
Crucificação de Cimabue - Esta obra prima do Século XIII arruinada, ainda expressa a grandeza artística de Cimabue.
Capella de' Pazzo - Brunelleschi concebeu esta capela com cúpula em 1430. Delicado trabalho de pedra cinzenta emoldura zonas de estuque branco com medalhões de Lucca della Robbia figurando os Apóstolos.
O Segundo Claustro foi desenhado por Brunesllechi e oferece um ambiente calmo para "saborear" o local.
Túmulo de Leonardo Bruni - a efígie (1447) que Rossellino criou do grande humanista em serena velhice é um triunfo do retrato realista.
Fresco de Gaddi na capela Baroncelli - Esta imagem da aparição de um anjo aos pastores adormecidos (1338) foi o primeiro nocturno pintado a fresco.
Lorenzo Ghiberti (1378- 1455) - autor das magníficas portas do Baptistério de Florença está sepultado aqui com seus filhos e colaboradores, Vittorio e Lorenzo.
A fachada foi revestida de mármore de cor em 1863 a expensas dum benfeitor inglês, Francis Sloane.
Machiavelli foi aqui sepultado em 1527. O seu monumento erguido em 1787 é de Innocenzo Spinazzi.
O crucifixo de Donatello (1425) foi encontrado na Capela de Bardi di Vernio. A perfeita harmonia entre as suas formas e jogo subtil de luz e sombra enche-o de realismo e drama. É uma das mais belas obras do Humanismo florentino.
Nas capelas de Bardi e Peruzzi os frescos de Giotto ilustram cenas da vida de São Francisco, de São joão Baptista e de São João Evangelista.
O Campanile neogótico foi acrescentado 1842, depois de um original ter sido destruído em 1512 por raios.
Horário:
Segunda a Sábado das 9h 30m às 17h 30m
Ao Domingo às 13h
Fecha para visitas durante a missa. A bilheteira fecha às 17h.
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