sábado, 20 de setembro de 2014

Colónia - Wallraf-Richartz-Museum - Fondation Corboud


Este museu recebeu o nome de Ferdinand von Wallraf, que legou a sua colecção de arte à cidade em 1824, e de Heinrich Richartz que financiou o primeiro edifício. Em 1977, todas as obras de arte do século XX foram reunidas à colecção particular da família Ludwig e expostas no Museum Ludwig, inicialmente situado nos pisos superiores do museu. em 2001 o Wallraf-Richartz-Museum mudou-se para um edifício recente, incorporando muitos trabalhos novos da colecção Gerard Corboud.

Cada piso expõe pintura de uma única época. No segundo piso, a exposição começa com a colecção de arte do século XIII; o terceiro iso expõe arte dos séculos XVI e XVII. No quinto piso estão expostas obras de arte do século XIX, organizadas pelas escolas de arte que representam.



Podem-se ver estes quadros:

Raparigas Numa Ponte (1905) - Edvard Munch pintou o mesmo tema várias vezes. A versão patente em Colónia é uma das primeiras e ilustra uma paisagem urbanizada.

Jacob Acusa Labão de lhe dar Lia em vez de Raquel (1628) - Esta cena biblíca foi pintada por um dos maiores mestres holandeses, Hendrick ter Brugghen.

Velha e Rapaz (c.1650-1660) - esta cena foi pintada por Bartolome Esteban Murillo. O Artista distinguiu-se não só como mestre de representações sensíveis de Nossa Senhora, mas também como um excelente observador do quotidiano da Espanha seiscentista.

Nossa Senhora e o Menino ( 1325-1330) -  este painel central de um políptico de Simone Martini será oriundo da Igreja de San Agostino em San Giminiano, Itália.

Tocador de Pifaro e Tocador de Tambor (1502-1504) - Este quadro, a parte lateral de um retábulo, é Albrecht Durer, que se incluiu na cena - o tocador de tambor é um auto-retrato do pintor.

Rapariga Reclinada (1751) - Esta jovem nua, numa pose provocante na sua cama, é um exemplo das obras ligeiras da chamada "arte de boudoir" na qual François Boucher se especializou.

Estigmatização de São Francisco (c.1616) - este quadro obscuro e misteriosos criado por Rubens para a igreja capuchinha de Colónia é incaracterístico da obra do artista.

Roupa a Corar (1882) - Max Liebermann pintou este quadro no início da sua carreira, quando a sua obra era muito influenciada pelo Realismo.

Horário:
Terça das 10h às 20h
De Quarta a Sexta das 10h às 18h
Sábado e Domingo das 11h às 18h

Sem comentários:

Enviar um comentário